Preenchimento consiste na aplicação injetável de uma substância chamada ácido hialurônico na pele, com intuito de preencher rugas, corrigir sulcos ou aumentar partes do rosto.
Mecanismo de ação do preenchimento
A aplicação do preenchedor abaixo da superfície da pele repõe o volume perdido de determinadas áreas da face e melhora visivelmente o contorno do rosto. Assim como reduz a flacidez local e estimula a produção de colágeno ao longo do tempo. Em função da sua capacidade de atrair água para o local em que foi aplicado, ele melhora não só as rugas como também a hidratação da pele.
Veja também:
Indicações
Indicado para amenizar o olhar profundo e olheiras; suavizar as rugas perilabiais (“código de barras”); o bigode chinês e linhas de marionete; fazer reposição de volume malar (bochechas) e contorno facial (mandíbula e das têmporas); aumentar o volume e contorno labial; preencher cicatrizes, mãos magras e enrugadas, e flacidez lóbulo da orelha; elevar a cauda da sobrancelha; projetar o queixo, entre outros.
Procedimento
O procedimento em si é rápido, feito por meio de microcânulas ou agulhas aplicadas de forma mais superficial ou profunda, de acordo com a densidade da substância. O retorno às atividades é imediato, assim como o resultado, mas se tornam mais visíveis uma semana após a sessão, momento em que o inchaço do rosto é amenizado.
A aplicação não costuma ser dolorosa se feito uso de anestésicos tópicos ou bloqueios nervosos. Além disso, hoje em dia, uma gama de produtos já vem com anestésico na fórmula, o que reduz ainda mais o desconforto da aplicação.
Pós-procedimento
Evitar massagens no local da aplicação nas seis horas posteriores e atividades físicas nas 24 horas após o procedimento. Em seguida, o paciente está liberado para realizar limpeza suave, aplicar proteção solar e maquiagens.
Duração de efeito
Cerca de 12 a 24 meses, de acordo com a densidade do produto, pois o ácido hialurônico é reabsorvido pelo organismo.
Contraindicações
Portadores de doenças autoimunes em atividade como, por exemplo, o Lúpus Eritematoso Sistêmico, grávidas, mulheres em processo de amamentação, pessoas imunossuprimidas, com alergia a qualquer componente da formulação e com inflamação ou infecção no local a ser tratado, não podem ser submetidas a preenchimento.
Efeitos adversos
O ácido hialurônico é um componente natural da derme de nossa pele. Por esta razão, raras vezes condiciona a algum efeito adverso. Mas podem ocorrer equimoses, inchaço, infecção local e formação de granulomas. Há casos de necrose cutânea e cegueiras descritos, principalmente associados a colocação do ácido hialurônico em áreas de alto risco. Por isso a importância de realizar seu procedimento com um dermatologista que conhece essa anatomia, reconhece precocemente esses efeitos adversos quando presentes e o conduz da melhor forma possível.