Toxina botulínica

toxina botulinica

Inúmeros são os procedimentos estéticos que surgiram nos últimos anos. No entanto, sem dúvida nenhuma, o queridinho continua sendo a toxina botulínica. Confira abaixo as informações a respeito desse tratamento magnífico.

 

O que é toxina botulínica? 

 

É uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, a mesma bactéria causadora da doença botulismo. Entretanto, ela é purificada e usada em doses menores que não causam a doença. Atualmente existem diversas marcas de toxina botulínica no mercado (Botox, Dysport, Xeomin, Botulift, Prosigne), cada qual com características próprias e eficácia diferentes.

 

Veja também:

Mecanismo de ação

 

A toxina age como bloqueador neuromuscular. Ou seja, bloqueia a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular. Esse bloqueio, apesar de ser irreversível, é temporário. Isso porque o organismo trata de construir novas vias de transmissão depois de algum tempo.

 

No caso das linhas de expressão, o benefício se dá de duas maneiras:

 

  • De forma preventiva: como a contração muscular é paralisada não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicado;
  • De forma reparativa: como a toxina tira a tensão da musculatura, as rugas, causadas por esses músculos, são amenizadas.

Indicações

 

  • Uso estético: indicado para suavizar as rugas dinâmicas, ou seja, linhas formadas pelas mímicas faciais. Por exemplo, rugas entre as sobrancelhas, da testa, do queixo, do pescoço e colo; os pés de galinha e o “código de barras”. Além disso é possível, com uso da toxina, arquear as sobrancelhas, arrebitar levemente a ponta do nariz e disfarçar a gengiva aparente ao sorrir;
  • Uso terapêutico: tratamento de bexiga hiperativa, espasticidade disfuncional (rigidez muscular excessiva), distonias, espasmo hemifacial, enxaqueca, estrabismo, blefaroespasmo e sudorese excessiva (axilas, couro cabeludo, mãos e pés).

Procedimento

 

Sob anestesia tópica, a toxina é aplicada com microagulhas na região que terá os músculos paralisados. A aplicação dura cerca de 20 a 30 minutos e, em seguida, o paciente está liberado para voltar às atividades habituais. O máximo que se sente são pequenas picadinhas de agulha (caso não seja usado anestésico), bem como uma leve ardência no local aplicado (decorrente da penetração do líquido no músculo). Além disso, o procedimento não deixa cicatriz.

 

Dermatologistas e cirurgiões plásticos são os profissionais mais preparados para aplicar o tratamento estético com toxina botulínica. Por isso, cheque a formação e certificação de seu médico antes de se submeter a procedimentos.

 

Dose necessária

 

Recomenda-se usar a menor dose efetiva. Isso porque, embora doses elevadas possam fornecer resultados mais duradouros, há riscos de aparência facial congelada quando usada em excesso.

 

Pós-procedimento

 

O resultado inicia dentro de 2-5 dias e se completa em 14 dias. Nesse sentido, podem ocorrer pequenas manchas arroxeadas nos locais da aplicação e dor de cabeça após o procedimento. Por isso, recomenda-se que o paciente não deite nas próximas 4-6 horas, não realize exercícios intensos por 24 horas, evite exposição solar intensa e não massageie o local.

 

Duração do efeito

 

A resposta individual é variável, mas pode acontecer em cerca de 3-6 meses.

 

Intervalo entre as aplicações

 

Intervalo mínimo de três meses entre cada aplicação, considerando a mesma região tratada. No entanto, caso esse prazo não seja respeitado, pode-se desenvolver uma resistência ao produto e, assim, a toxina perde seu efeito.

 

Contraindicações

 

  • Alergia a qualquer componente de sua formulação;
  • Alergia a ovo (algumas marcas de toxina);
  • Mulheres grávidas ou em amamentação;
  • Portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias;
  • Pessoas que utilizem anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular.

 

Efeitos colaterais

 

São raros, mas podem ocorrer. Entre eles, por exemplo, a ptose palpebral, quando a pálpebra superior fica caída temporariamente (a reação costuma durar de quatro a seis semanas). Assim como face diabólica (decorrente de arqueamento intenso das sobrancelhas), face congelada e assimetria facial.

A clínica

A clínica Derma Centrum nasceu com o objetivo de, sobretudo, oferecer a Erechim e região uma Dermatologia de excelência. Por isso, trabalhamos com equipamentos de alta tecnologia aliados a uma equipe altamente capacitada.

Contato

WhatsApp chat