MMP é uma técnica nova, minimamente invasiva, desenvolvida pelo Dermatologista Brasileiro Samir Arbache, para tratamento de alopecias em geral e outras dermatoses.
O que é MMP?
O MMP (sigla de Microinfusão de medicamentos na pele) consiste na aplicação de ativos estéreis através de um equipamento motorizado específico. Ele é composto de microagulhas e realiza movimentos repetitivos de vai e vem, com velocidade bem como profundidade controlada pelo médico. No caso específico da calvície, podem ser usadas medicações como minoxidil, finasterida e dutasterida, complexo vitamínico e fatores de crescimento. Além disso, a aplicação lenta e difusa garante uma aplicação uniforme dos componentes do blend.
Veja também:
Como é feita a aplicação?
O paciente deve estar com os cabelos limpos para a aplicação. Não é necessário anestesia local. Anteriormente à realização do procedimento pode-se fazer a aplicação do LED para aumentar a vasodilatação local. Dessa forma aumenta a absorção dos ativos infundidos.
Portanto, o diferencial entre essa técnica e as demais (mesoterapia/ intradermoterapia1, drug delivery com laser e microagulhamento2) é que no MMP há garantia da penetração dos ativos. Isso porque eles são colocados abaixo da pele através de microagulhas. Ou seja, temos o efeito do microagulhamento (com a liberação de mediadores inflamatórios e fatores de crescimento que estimulam o folículo piloso) e a ação direta dos ativos usados.
1 Mesoterapia capilar ou intradermoterapia capilar: consiste na aplicação de ativos com agulhas finas. No entanto a aplicação uniforme é mais difícil.
2 Drug delivery com lasers fracionados ablativos e microagulhamento: consiste na criação de microcanais na pele através do laser ou microagulhas seguidos pela colocação de ativos sobre a pele. Entretanto, não há garantia que os ativos colocados sobre a pele penetraram por esses microcanais. Pois o sangramento e inchado decorrente dos procedimentos pode impedir essa absorção.
É uma técnica bem tolerável, realizada no consultório médico. De fato, alguns pacientes mais sensíveis podem sentir desconforto leve e ardor no couro cabeludo durante a aplicação. A aplicação dura cerca de 40-60 minutos.
Pós-procedimento
No pós-procedimento pode-se notar leve avermelhamento, inchaço e alguns pontos de sangramento e crostas no local da aplicação. Entretanto, o paciente pode retornar às atividades cotidianas normalmente. Recomenda-se apenas que fique pelo menos 24h sem lavar o couro cabeludo para melhor penetração e ação dos ativos usados.
A aplicação é realizada com intervalo mensal. A quantidade de sessões necessárias e os ativos usados variam de acordo com o tipo e o grau da queda capilar.
O MMP também tem sido usado no tratamento de cicatrizes hipertróficas (com aplicação de corticoide), Melasma (com ativos clareadores), leucodermia solar, entre outros. Entretanto, os resultados mais surpreendentes são no tratamento das alopecias em geral.