Os peelings químicos consistem em um tipo de tratamento no qual são aplicados produtos com o intuito de provocar a descamação/esfoliação das camadas da pele. Dessa maneira, a consequente regeneração e renovação da pele resulta numa melhora da aparência geral. Além disso pode ser aplicado na face, nos braços, no pescoço, no colo, entre outras áreas. A profundidade da escamação vai depender do produto aplicado, do número de passadas, bem como de sua concentração, duração de contato com a pele e o tipo de pele do paciente, por exemplo.
Tipos de peelings químicos
Existem diferentes tipos de peelings químicos: os superficiais, os médios e os profundos.
Veja também:
Os peelings superficiais consistem na aplicação de produtos que promovem uma descamação mais fina e leve, apenas das camadas superficiais da epiderme. Por isso, esse tipo de peeling é indicado para o rejuvenescimento, melhora do aspecto da pele, tratamento de Melasma e acne.
Os peelings médios removem todas as camadas da epiderme, podendo chegar até a derme superficial; logo a descamação é mais intensa. Dessa forma é indicado para rejuvenescimento e tratamento de doenças como, por exemplo, ceratoses actínicas (doença de pele pré-maligna).
Nos peelings profundos a ação do produto chega até a derme média. Por isso, o tempo de recuperação do paciente é mais longo. Nesse sentido, deve ser feito em ambiente hospitalar, pois precisa de monitorização do paciente, já que é um procedimento doloroso. É indicado, sobretudo, para rugas intensas, flacidez e cicatrizes de acne.
Os peelings químicos não devem ser realizados na gravidez, se tiver alguma ferida aberta ou então se paciente estiver sob exposição solar.
Logo após a aplicação do peeling, a pele pode ficar avermelhada, escurecida e ressecada. A descamação ocorre dias depois, com início e intensidade que vai variar conforme o produto aplicado.
Principais tipos de peelings e indicações:
- Peeling de Ácido Retinóico: serve para tratamento de acne, Melasma e rejuvenescimento;
- Peeling de Ácido Salicílico: indicado para rugas finas e manchas, bem como controle da acne;
- Peeling de Ácido Tricloroacético: indicado para rugas e cicatrizes, além de tratamento de ceratoses actínicas;
- Solução de Jessner e ácido glicólico: tratamento de rugas finas, acne e manchas;
- Peeling de 5- Fluoracil: tratamento de ceratoses actínicas múltiplas ou campo de cancerização;
- Peeling de Fenol: indicado para tratar o envelhecimento da face quando apresenta muitas rugas. É necessária avaliação cardiológica, além de monitorização do médico durante o procedimento.
O tipo de peeling escolhido para cada paciente vai depender de uma avaliação do Dermatologista. Afinal, ele é o profissional mais capacitado para avaliar qual trará melhor resultado para a pele a ser tratada.