Acne: o que é?

acne

A acne é uma doença muito comum que, normalmente, tem início na puberdade, quando ocorre aumento da produção dos hormônios sexuais. Os andrógenos são os hormônios sexuais produzidos em maior quantidade nos homens, enquanto os estrógenos são produzidos em maior quantidade nas mulheres.

 

O surgimento da acne está vinculado também a uma inflamação e colonização bactérias das glândulas sebáceas. Além disso, o fator genético pode influenciar no desenvolvimento da acne.

 

Veja também:

 

É importante salientar, entretanto, que a acne pode ocorrer em qualquer idade, desde infância até idade adulta. A acne ocorre mais frequentemente na face, mas pode aparecer também nos ombros, nas costas e no peito.

 

Sinais e sintomas de acne

 

O quadro pode se apresentar com diferentes sinais:

 

  • Comedões (popularmente conhecidos por cravos);
  • Pápulas (lesões elevadas vermelhas e endurecidas);
  • Pústulas (pápulas com pus);
  • Nódulos (lesões maiores que as pápulas, caracterizada por inflamação, alcançando as áreas mais profundas da pele e podem deixar cicatrizes);
  • Cistos (lesões arredondadas com material amolecido no centro, alcançam camadas profundas da pele e podem deixar cicatrizes).

 

A acne não é contagiosa e também não está relacionada a “sujeira no sangue”, conforme algumas pessoas acreditam. Não deve ser considerada normal da idade, pois afeta o psicológico dos pacientes, tornando, muitas vezes, o adolescente inseguro, infeliz, tímido, deprimido e com a autoestima afetada.

 

Tratamento

 

O tratamento deve ser realizado o mais precocemente possível, não só́ pela saúde da pele, mas também pela saúde psíquica e questões estéticas. Isso porque a terapia precoce evita cicatrizes que são muito difíceis de ser corrigidas.

 

O tratamento da acne vai depender da gravidade de cada caso. Nos casos mais leves podemos usar os tratamentos tópicos (aplicáveis na pele), com retinoides, peróxido de benzoíla, antibióticos, ácido salicílico, entre outros. Em casos que não respondem ao tratamento tópico ou sejam mais graves, podemos usar os antibióticos por via oral. E quando a acne é mais grave ou não respondeu aos tratamentos anteriores, podemos iniciar a isotretinoina oral. Esse medicamento é contraindicado na gravidez, pois traz problemas graves para o feto.

 

A isotretinoina tem como principais efeitos colaterais o ressecamento dos lábios, dos olhos, da pele do corpo e o aumento de colesterol e enzimas do fígado. Por isso devem ser feitos exames antes e durante o tratamento. É importante usar métodos contraceptivos durante o tratamento e aguardar 2 meses após o término do tratamento para engravidar. A isotretinoina não traz riscos para gestações futuras.

 

Também é possível tratar a acne com peelings químicos, luz pulsada, LED, alguns tipos de laser e esfoliações químicas.

 

Aliados ao tratamento

 

Orientações como, por exemplo, limpeza adequada da pele com sabonetes específicos para cada tipo, não limpar excessivamente para não estimular as glândulas sebáceas, evitar exposição excessiva ao sol para não piorar a acne, usar filtro solar, não manipular as lesões e sessões de limpeza de pele, quando indicada pelo dermatologista, são importantes para auxiliar no tratamento.

 

Casos que já evoluíram com cicatrizes devem ter tratamentos seriados voltados para renovação da pele e estímulos de colágeno. Por exemplo, aplicações de laser, peelings profundos, microagulhamento, radiofrequência microagulhada, entre outros.

 

Procure sempre um dermatologista que orientará o melhor tratamento para o seu caso. Dispomos de diversas opções de tratamentos em nossa clínica. Marque uma consulta com nossas especialistas.

A clínica

A clínica Derma Centrum nasceu com o objetivo de, sobretudo, oferecer a Erechim e região uma Dermatologia de excelência. Por isso, trabalhamos com equipamentos de alta tecnologia aliados a uma equipe altamente capacitada.

Contato

WhatsApp chat