A dermatite seborreica é uma inflamação que ocorre nas áreas com maior número de glândulas sebáceas como, por exemplo, no couro cabeludo, região retroauricular, orelhas, e porção mediofacial (glabela, sulco nasogeniano e mento). Além disso, tende a comprometer regiões pilosas como supercílio, cílios, pelos da barba, axila e região pubiana. No tronco é comum na região pré-esternal, interescapular, umbilical, perineal e anal. As lesões são caracterizadas por serem avermelhadas e recobertas por escamas graxentas.
Veja também:
É comum, sobretudo, em adultos jovens do sexo masculino e tende a ser uma doença crônica. A dermatite seborreica do recém-nascido é uma entidade a parte e menos frequente. Nesse sentido, se caracteriza por cascas grossas amarelas ou então marrons no couro cabeludo. Ela é inofensiva e temporária.
Existem diversos fatores envolvidos, no entanto o fungo Pityrosporum ovale (Malassezia furfur) parece ser o principal fator etiológico. Isso porque coloniza abundantemente as escamas e a pele dos pacientes com dermatite seborreica. Entretanto, a doença não é contagiosa e não é caracterizada por falta de higiene.
Sinais e sintomas de dermatite seborreica
- Oleosidade na pele e no couro cabeludo;
- Escamas brancas que descamam (caspa);
- Escamas amarelas;
- Coceira, principalmente, no couro cabeludo.
- Leve vermelhidão na área;
- Possível perda de cabelo.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico é feito clinicamente pelo Dermatologista, que irá avaliar a lesão. Em alguns casos é necessária a realização de alguns exames como, por exemplo, o exame micológico direto e a biópsia.
O tratamento da dermatite seborreica inclui higiene/lavagens mais frequentes; bem como interrupção do uso de sprays, pomadas e géis para o cabelo; e não fazer uso de chapéus ou bonés. Além disso é importante utilizar shampoo que contenham ácido salicílico, alcatrão, selênio, enxofre, zinco e antifúngicos. Assim como cremes ou pomadas também com antifúngicos e, de acordo com o caso, com corticosteroide.
Alguns cuidados para a melhora dos sintomas são: não tomar banho com água muito quente; secar bem os cabelos e o corpo; retirar bem o shampoo e o condicionar dos cabelos ao lavar; evitar roupas que retenham o suor; controlar o estresse físico, mental e ansiedade.
Procure seu dermatologista para maiores informações.